Essa sementinha minúscula ajuda muito na perda de peso: ela é nutritiva, sacia a fome, melhora a pele e e o humor. Em outras palavras, a chia é, basicamente, o BomBrill dentre as sementes utilizada nas dietas. Ela é considerada mais potente até mesmo que a linhaça, até então considerada o "Supra-sumo" nos benefícios, quando o assunto é dieta e nutrição.
Segue o texto:
Melhor do que milagre é conciliar perda de peso com saúde. E essa maravilha existe! Chama-se chia - semente mexicana com sabor parecido com o das nozes e que pode ser encontrada em forma de grão, óleo ou farinha.
Além de ajudar no emagrecimento, a chia traz vários benefícios à saúde.
Veja alguns deles:
7 benefícios do grão
1. Emagrece
O segredo está na capacidade da chia em absorver 12 vezes o próprio peso em água. O grão ainda tem uma capa de gel que, em contato com a água, infla, o que aumenta a sensação de que o estômago está cheio e, consequentemente, adia a fome.
2. Regula o intestino
Por conter alto teor de fibras, a chia também ajuda quem sofre de intestino preguiçoso. Mas atenção: ela só funciona para quem bebe bastante líquido. Que tal carregar uma garrafa d'água o dia todo com você?
3. Controla a pressão
O ômega-3 é uma gordura boa, que auxilia o corpo no combate a doenças cardíacas - e isso a chia tem aos montes! O grão regula a pressão arterial e reduz as taxas de colesterol e triglicérides.
4. Melhora o humor
Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, provou que estudantes que ingeriram uma dose diária da chia reduziram os níveis de ansiedade em comparação a quem tomou placebo. "O ômega-3 da chia ajuda no tratamento e prevenção da depressão, ansiedade e agressividade".
5. Ajuda no tratamento do câncer de mama
Um estudo realizado em cobaias revelou que animais que consumiam o óleo tiveram o tamanho do tumor e o número de metástases reduzido. Pelos altos índices de antioxidantes, o grão ainda previne os tumores.
6. Reduz o diabetes
"Por conta das fibras, a chia ajuda na redução da glicose e, por isso, previne o diabetes". As fibras do grão diminuem a velocidade com que o açúcar é absorvido no organismo.
7. Deixa a pele mais bonita
O ômega-3 da chia atua contra as agressões dos raios ultravioleta do sol, diminuindo a inflamação do local. E, além disso, combate o envelhecimento precoce.
Ficha técnica da semente
Componentes da chia:
· Fibras
· Ômega-3
· Proteínas
· Substâncias antioxidantes
· Vitaminas do complexo B
· Minerais (cálcio, fósforo, potássio, zinco e cobre)
Em que forma a semente é encontrada?
Em grão, óleo ou farinha.
Como incluir a chia na alimentação diária?
Adicione em vitaminas ou no prato de feijão, sopas e saladas. Já o óleo (em temperatura ambiente) pode ser misturado com azeite no tempero da salada.
Minha dica: Particularmente, eu gosto de usá-la no café da manhã. Faço uma vitamina com 1 colher de chia, 1 colher de aveia e 1 copo de leite. Essa vitamina é ótima antes do treino também ;)
Quando devo consumir?
Para emagrecer, coma o grão uma hora antes do almoço e uma hora antes do jantar. Para obter os benefícios à saúde, acrescente-o à comida. E não exagere no consumo. Uma colher de sopa por vez é o suficiente.
Como conservar o grão?
Depois de aberta, a semente deve ficar em um pote de vidro, dentro da geladeira. Em forma de óleo, a chia deve ser conservada na geladeira ou em algum local fresco, como o armário.
E aí, gostaram! Vale a pena, né?
Em Porto Alegre é possível encontrá-la no Mercado Público ou em lojas de artigos naturais e o preço (pacotinho de 200g) gira em torno dos R$6,00.
'Bora às compras, mulherada!!!